Arquivo do blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Minhas viagens de avião





Minhas viagens de avião

Da primeira viagem de avião ninguém se esquece, assim como não nos esquecemos da “primeira vez”. São emoções muito fortes. Neste caso pela injeção de hormônios que nos dão a sensação de prazer. Na viagem de avião pelo excesso de adrenalina que nos faz sentir aquele frio no estomago. A partir da terceira viagem e prevendo que viajaria bastante, comecei a somar as distâncias e os trechos percorridos. A soma ascende a 137 mil km, que se fossem todos na direção da Lua, já teria passado da metade do caminho.

Tive sempre sorte até mesmo quando tive azar. Nunca nenhum avião caiu comigo a bordo. Assim, quando quiserem viajar de forma segura, convidem-me. Conheci muita gente durante as viagens e delas deixo algumas referências.

Em 1972, recém formado, fui transferido para Porto Alegre como gerente da empresa. Viajei num Lockheed L-188 Electra da Varig. Naquela época, em voos internacionais, serviam almoço a bordo, distribuíam bebida à vontade, tudo incluído no preço. Os guardanapos eram de linho, os copos de cristal da Boêmia, com o símbolo gravado, os talheres de aço inoxidável. Fiz muitas viagens em vários tipos de aeronaves. Numa delas, num caravelle, houve problemas no trem de pouso por volta das sete horas da manhã. Depois de duas tentativas e adiamentos, em que a desorganização nos disponibilizou almoço por duas vezes, decolamos e tivemos que dar cerca de sete voltas em torno do aeroporto do Galeão. Em vez de irmos para Congonhas como escala, fomos para Viracopos e pousamos com um desfile de carros de bombeiros dos dois lados da pista. Trocamos de avião e cheguei no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre às 11:00 da noite.  Devido á tensão, cheguei com alguns uísques nos miolos, meio adormecido. Pior ficou um gerente do banco do Brasil que começou a beber desde a primeira volta em torno do Galeão, batendo com os pés, crente que o avião ia cair, morrer, largar a vida.

 

Em 1974, viajando de São Paulo para  o Rio, num Avro Sidelley, na fila da esquerda, num dia nublado, vi um fogaréu irromper no motor da direita. O avião caiu imediatamente para a direita, equilibrando-se em seguida. Vi jatos de líquido serem jogados no motor, e o fogo apagou-se. Segundos depois, o comandante tentou religá-lo. Depois de umas duas tentativas, pegou. Seguimos sem maiores problemas até o Rio. Naquela viagem não havia uísque e tivemos que engolir a ansiedade a seco. Ainda em 1974, na viagem inversa a bordo de um Curtiss, um dos motores parou e continuamos a viagem. Viajava com um colega de trabalho. Fôramos assistir a uma reunião no Rio e voltávamos conversando sobre a empresa. No meio da conversa, disse-lhe que o motor tinha parado. Começou a rir, dizendo que eu era um brincalhão, já que eu estava muito à vontade. Quando olhou e viu o motor parado, tirou o paletó, desapertou a gravata e já em pé, olhar esgazeado, se eu não o acalmasse, tinha apertado o botão para chamar a aeromoça.

 

Viajando em primeira classe por cortesia aleatória na fila de embarque da Ibéria, em 1986, viajei de Istambul para Madrid com escala em Barcelona. Quando saí do hotel, por questões de praticidade, deixei paga a lavagem de roupa que o Hotel me enviaria para Lisboa, e o táxi. Na chegada ao aeroporto o taxista resolveu dizer que eu não tinha pagado a viagem. Fez queixa à polícia e resolvi não deixar ficar barato. Falei com o chefe da polícia que ligou para o hotel e confirmou minha versão. Vi o taxista ser levado com escolta até a central de policia e eu segui viagem, mas a partida do vôo sofreu atraso de cerca de meia hora. Uma senhora ricamente vestida, constituição avantajada, peitos fartos, uma linha de bancos atrás de mim, do lado oposto, bebia desbragadamente. Cantou o comissário de bordo, deu-lhe numero do telefone, queria beijá-lo. Discretamente o comissário conseguiu levar a viagem a bom termo. Entretanto, alguém a bordo decidiu dar outra versão ou foi coincidência, mas começou a correr a notícia de que havia um terrorista a bordo. Pousamos em lugar ermo na pista de Barcelona, as bagagens foram baixadas e todos tivemos que identificá-las pessoalmente. Um par de malas ficou no meio da pista sem identificação, e não eram as minhas. Trocamos de avião e rumei para Madrid. De lá outro vôo até Lisboa. A roupa lavada chegou num pacote no endereço de minha prima Guiomar. Ela pensou que fosse um pacote bomba e só abriu depois que me telefonou apreensiva.

 

A primeira vez que viajei num Twin Otter (Havilland) foi na Colômbia, mas viajei muito mais em outros aviões de quatro lugares, sendo um do piloto.  O bom destes pequenos aviões é que nos fazem sentir realmente como pássaros, balançando de um lado para o outro, como numa dança suave por força dos ventos. É nesses aviões que se sente o que é velocidade, estar pendente de um cinto de segurança que se apóia no vento, e que não há pára-choques para a queda. Aliás, Esses aviões são tão pequenos e tão leves, que mereciam um pára-quedas adequado para evitar desperdícios de vidas.  Deve ser a ambição de lucros que impede o uso de tais aparatos salvadores.

 

Da cidade do México para Montego Bay na Jamaica, o avião da Mexicana, um Boeing 727, decolou como numa rampa suave, em dia de céu de brigadeiro, azul e imaculado. Quando começaram os solavancos, bagagens caindo, passageiros trocando olharesm mãos agarradas, xispadas nos suportes de braço. Não estaríamos nem a 500 metros de altitude, mas chegamos bem, porque o piloto corrigiu a tempo. Num Jumbo que saiu de Bogotá para Miami com parada em Porto Rico, o piloto teve que arremeter quando já se preparava para pousar, Nunca soube porque razão, mas o céu estava extremamente escuro, havia perigo de furacão, dizia-se a bordo.


Numa viagem em que deveria embarcar num domingo em Luanda, em viagem para o Tombwa e Namibe, desisti na sexta feira. No domingo pelas 8:30 da manhã, um foguete da UNITA entrou pela cauda e derrubou-o. Também desta me livrei. Eu estaria a bordo desse avião nesse horário.

 

Por tanto, lembre-se de me convidar se resolver viajar. Avião em que eu estiver, seja pequeno ou grande – nunca entrei num Concorde – jamais cai ou passa mal... E já são cada vez mais raras as companhias em que viajei e ainda se sustentam nos ares. Se for mulher, sente do meu lado e terá uma viagem muito agradável. Prometo!


Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.